Projeto Social | Colégio 8 de Maio

Preparando para o Futuro

No começo de 2011, ao saber de um jovem violinista de São Lourenço da Serra e de sua vontade em continuar seus estudos musicais, imaginamos de que forma poderíamos auxiliá-lo em seu nobre desejo. Uma possibilidade seria a implementação de uma orquestra infantojuvenil que congregasse outros jovens e adolescentes, com a mesma vontade de ampliar seus conhecimentos musicais.

Colégio 8 de Maio Surgiram, então, algumas demandas para concretizar uma possível orquestra: músicos, instalações adequadas, verbas... Sabendo da valorização da arte dentro do Colégio 8 de Maio, que incluía em sua matriz curricular aulas de música, canto coral e orquestra, fomos até a sua direção para buscarmos algum auxílio na implementação do projeto.Para a nossa surpresa, o Colégio 8 de Maio se colocou amplamente à disposição, disponibilizando um espaço maravilhoso dentro da própria escola, além de garantir os recursos necessários de ajuda de custo para os músicos. Críamos que a etapa mais difícil já se encontrava cumprida, mas acabamos nos equivocando. Havia uma dificuldade enorme para encontrar jovens músicos interessados em compor a orquestra na região que engloba Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba.

A partir deste dado, mudamos a proposta. Ao invés de fomentar a formação de uma orquestra, trabalharíamos para a formação de músicos. Surgiu, assim, o projeto Preparando para o Futuro.

O projeto propõe o encontro com a linguagem musical de crianças e adolescentes de Itapecerica da Serra e região. Em um primeiro momento, os cursos ministrados abrangem violino e canto coral. Mais tarde, o segundo estágio propõe as aulas de instrumentos de sopro.

No mês de junho, foram desenvolvidas apresentações musicais na Escola Municipal Prof. José Silveira de Motta (Itapecerica) e na Igreja Metodista em Palmeirinha (São Lourenço). O projeto Preparando para o Futuro iniciou as atividades em 3 de agosto, com cerca de 60 integrantes. As aulas acontecem todas as quartas-feiras no espaço cedido pelo Colégio 8 de Maio.

Além das aulas de música, os alunos têm aulas de linguagens artísticas. Todas as atividades são gratuitas.

A direção pedagógica está sob a responsabilidade do Colégio 8 de Maio e a direção artística é do Maestro Marcio Demazo.