8 na final: 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. E é com muita alegria que ano após ano, nossos alunos estão presentes de forma muito participativa, envolvente e enriquecedora. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

Este ano contamos com a participação de 7 equipes formadas por alunos de 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A Olimpíada tem um formato original, sendo realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e qualquer ano do Ensino Médio) e os professores de História do Colégio. Há cinco fases online que duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe, entrevistas, pesquisa em livros, internet e a participação dosprofessores.

Desde a primeira edição existe uma fase final para 1200 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de História de todos os estados do Brasil. E com muito satisfação, o Colégio 8 de Maio, anuncia que a equipe composta pelas alunas Mariane de Azevedo Marques Pandolfi (1ºano A), Ana Beatriz Sousa Dias (1º ano A), Mirella Nino Soares (3º ano A) e o professor Cézar Alexandre estão entre os finalistas e, com certeza, terão uma participação brilhante nos dias 15 e 16 de agosto, em Campinas.

Desejamos que o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas sejam instrumentos colaborativos no processo de Educação Integral proposta por nosso Colégio. Não podemos deixar de expressar nossa imensa gratidão por toda a equipe do Colégio que sempre colaborou, e principalmente aos professores Fernando Herculiani e Cézar Alexandre, pela bela demonstração de afeto e comprometimento com as propostas de nossa escola.

• Tabela de Uniformes Link+

• Carnaval 2016 Link+

• Troca de Faixa 2015 Link+

• Mostra de Dança 2015 Link+